terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividade: 2.7 Desenvolvendo a atividade planejada em sala.

Nossa sociedade ainda tem restrições às diferenças, e desta forma age com desconforto, ignorando de forma deliberativa o que acontece a sua volta, e valorizando de forma excessiva o capitalismo e o mecanicismo, isto é, a geração de lucro e a perfeição e funcionabilidade acima de tudo, como se todos nós fossemos máquinas e tivéssemos que “funcionar” de forma impecável, desconsiderando o emocional e o sentimental.
Nós que somos educadores e profissionais que atuamos no ensino especial, atendendo às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla sabemos que ao longo desta honrosa carreira compartilhamos a beleza e o perfume da inocência, da felicidade e do carinho da família Apaeana.
Tem sido amplamente divulgado o fato de pequenos grupos sociais sofrerem com as fobias e preconceitos, atitudes que atinge também a criança e/ou pessoa com deficiência intelectual e múltipla, e é contra essa postura que a APAE de Iguatemi - MS trava uma árdua batalha, e luta pelo reconhecimento, pela inserção social e pela garantia de espaço à diversidade.
Sabendo o quanto é difícil amar aquilo que não conhece, as APAE’s em todo o Brasil abre suas portas às comunidades e a sociedade em geral para conhecer e fazer parte desta luta pelo respeito e pela oportunidade, promovendo, com o tema: “A Pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.”
DEFICIÊNCIAS - MÁRIO QUINTANA (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 faleceu em 05/05/1994.

" Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
Resultado dos alunos:
Infelizmente, o preconceito ainda está presente no nosso dia a dia.
Muitas pessoas se sentem superiores aos outros e pensam que nós alunos especiais não somos gente. Isso é uma prática do racismo.
Somos todos iguais, independente de raça, cor deficiência e religião.
Uma pessoa não deve ser julgada pela sua aparência.
Temos que tratar as pessoas com respeito.
Discriminar alguém só porque é diferente é falta de respeito e de amor ao próximo.
Ninguém é perfeito.
Não devemos fazer com os outros, o que não queremos que façam conosco.
Muitos professores ficam com medo quando recebem alunos diferentes.
Professores vocês estão preparados para receber os alunos diferentes?
Sociedade respeite as diferenças! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário